segunda-feira, 19 de junho de 2017

Há mar e mar...


Não tencionava trazer o mac para o Algarve, nem escrever no blogue, mas acabei por trazê-lo em boa hora e também acabo por ter dados móveis e internet aqui.

Quando namorava, passei muitas férias aqui na Luz, onde o meu Pai mandou construir uma casa fez 50 anos em 2016.

Esta casa poderia contar muitas histórias que revivi ao ler as minhas cartas para o namorado nos anos de 65 a 71. Passava as férias separada dele, nunca consegui convencê-lo a deixar a Mãe e vir para cá. Usei todos os argumentos possíveis e até nos zangámos por causa disso, pois ele dizia que não estava capaz de fazer vida de praia - realmente foram anos de saúde débil e exames muito exigentes - e que preferia ficar no Porto ou ir para as Termas. Escrevia-lhe cartas a contar todos os pormenores da vida aqui e agora vejo que pensava muito nele, mesmo quando havia à minha volta n rapazes simpáticos da nossa idade, camaradagem e vida social. Nunca flirtei com nenhum, eles eram apenas amigos, pois aquele de quem eu gostava estava longe. Gozavam comigo e até me faziam festa no dia 20 de Agosto, em que fazíamos anos de namoro.

Isto continua a ser um local sagrado para mim, repleto de recordações, algumas óptimas , outras más - tive aqui um aborto espontâneo em que sofri imenso e tive de ir de comboio para Lisboa de urgência - mil e uma experiências dos 20 anos até agora. É uma vida que se desenrola sempre que aqui chego.


É sempre diferente e sempre extraordinário.





O meu filho resolveu vir comigo de avião até Faro e passou aqui dois dias, tendo partido ontem para o Porto.Alugou um carro e demos ontem uma volta maravilhosa pela costa vicentina, que continua a ser um dos locais mais belos que conheço. A vista dos vários miradouros é estonteante, nunca me canso de lá ir. Vêem-se as praias e as pessoas minúsculas como formigas. Impressionante. As falésias são escarpadas de cores variegadas e formas incríveis.




















A praia de Castelejo onde, em geral, acabamos a volta é dos locais mais carismáticos que conheço, sinto algo de sublime quando lá vou, o negro das falésias, as ondas cadenciadas, a paz, o areal imenso, tudo me traz a certeza de que enquanto lugares destes existirem, temos uma Vida para viver.

2 comentários:

  1. Que imagens lindas! Dá mesmo vontade de largar tudo e ir para ai :) - fui poucas vezes ao Algarve mas tenho boas recordações das vezes que lá estive.

    um beijinho

    Gábi

    ResponderEliminar
  2. Está costa e breathtaking como dizem os ingleses. Adoro
    Obrigada.

    ResponderEliminar