quinta-feira, 22 de junho de 2017

Felicidade ou azar



Há momentos em que temos vergonha de ostentar felicidade quando tantos outros sofrem horrores e consequências de  calamidades indescritíveis.

Mas a Vida é única e infelizmente as catástrofes sucedem-se. Não se sabe como, nem porquê.

Eça de Queirós tocou o tema ironicamente no seu conto : O Mandarim.

Não nos toca o que acontece lá longe. O que acontece cá perto é o que nos faz sofrer, derramar lágrimas, sentir piedade e querer actuar. Nem sempre conseguimos.



Tenho estado estes dias em contacto com a minha cunhada, cujos Pais eram de Sarzedas de S. Pedro, onde morreram seis pessoas e o bombeiro que foi ontem a enterrar. Um dia terrível que se vai repercutir por muitos anos. Perdas irrecuperáveis. Cenas indescritíveis, que julgaríamos só ver em filmes-catástrofe. Telejornais abjectos, que exploram a infelicidade, espezinham dignidades, perfuram a alma humana. Tenho vergonha destes jornalistas, por muito corajosos que sejam ao ir aos locais mais perigosos. No fundo não sentem nada. Querem é atrair audiências.


Estou num paraíso e quase que me sinto mal. Por tudo ser tão perfeito.

A minha filha que acabou o seu MA em Audiovisual Translation na Universidade de Leeds está aqui comigo.Ambas adoramos praia, sol, mar, paz e beleza natural. Entendemo-nos na perfeição. Há silêncios que dizem muito, há riso, há confidências e cumplicidades.

Hoje está um dia maravilhoso. O sueste foi embora e o vento norte trouxe a calmaria, o mar transparente de cristal, o azul deslumbrante, o doce marulhar das ondinhas contra as rochas...um contraste perfeito entre os cenários da TV no centro do país e o sul cheio de sole benfazejo.

Não posso deixar de lamentar que nem todos possam gozar desta felicidade.

Mas agradeço tudo aquilo que tenho.

Infinitamente.








4 comentários:

  1. Imagens lindas - a filha é linda e com um sorriso muito bonito - tenho a ideia de ter lido em algum lado que o belo nos poderia levar ao bem (mas já não sei onde, nem tenho a certeza)

    um beijinho e continuação de bons dias por aí

    ResponderEliminar
  2. Querida Gabi, tens sempre uma palavrinha querida para dizer, gosto muito de te ter aqui. Sim, penso que se todos tivéssemos momentos para apreciar o que é belo havia menos mal no mundo. Infelizmente há muitas catástrofes que só nos trazem imagens de desencanto, não podemos esquecer o sofrimento que está por detrás. Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá Virgínia
    Tenho andado um pouco arredia do blog mas não quero deixar de lhe desejar umas férias muito tranquilas e descansadas. Parabéns à Luísa pelos seus estudos ( by the way: está linda na foto! Sempre aquele ar sereno e feliz...) E agora? Vai continuar em Leeds? Que seja o melhor para ela, é trabalhadora e merece seguir os seus sonhos!
    Um bom S. João😁
    Bjs da Maria Eugénia

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Geninha. Aqui na Luz há festa com comes e bebes, danças e música. Muito povo, mas nada que se pareça com o nosso Sanjoão. Enfim, não se pode ter tudo... :) A Luisa vai continuar em Leeds e anda a ver se arranja trabalho, mas é difícil. Ela tem dois MA em tradução. Espero que consiga. Bjinhos.

    ResponderEliminar